maio 18, 2022

A importância do futsal para as crianças

Umas das grandes paixões dos brasileiros, o futebol é o esporte mais famoso do mundo! Mas muitos craques começaram a brilhar fora dos gramados e se formaram dentro das quadras. Com menos pessoas para jogar, e uma bola menor, o futsal ensinou muitos fundamentos para quem hoje brilha nos gramados! 

O futsal é uma das práticas esportivas que está mais presente na vida das crianças quando estão no ensino fundamental. Muito importante para o desenvolvimento do coletivo, o futsal ajuda os alunos  a promover a inclusão e o desenvolvimento de múltiplas inteligências, além de ser importante para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

Em sua essência, o futsal traz consigo comparações com a vida pessoal de todos. Nesta modalidade, os crianças irão traçar em conjunto um mesmo objetivo, sendo que do outro lado existe uma equipe adversária com os mesmos objetivos. Dentro do futsal, o mais importante é o “respeito” entre adversários.

Dentro do futsal é sempre procurado introduzir técnicas motoras, físicas, cognitivas, sociais e psicológicas, esse esporte tem o intuito de trazer o ensinamento de seus fundamentos. Cabendo ao professor ou ao técnico passar para as crianças os benefícios do esporte no seu dia a dia.

O futsal sempre procura levar novos desafios para as crianças, coisa que se começa a se tornar recorrente nesta faixa de idade. A convivência com o clima de competição do futsal pode ser benéfico para aqueles que estão aprendendo a competir de forma saudável, sempre buscando o seu melhor para se destacar entre os outros.

A família tem um importante papel, e pode ser uma grande aliada, influenciando diretamente a motivação da criança. atualmente, os pais tendem a se preocupar mais com a saúde dos filhos e o futsal acaba sendo escolhido, servindo até como esporte de reabilitação e prevenindo doenças que geralmente são causadas pelo sedentarismo.

É sempre bom salientar que além de toda a parte técnica e da competição, o futsal é um esporte de cunho recreativo, que pode ajudar na socialização e no aprendizado de trabalho em equipe e valores para o futuro da criança na sociedade.

É de extrema importância as práticas esportivas, além da competição, a parte social e da saúde saem como outras áreas beneficiadas. Aqui no Tênis Clube Jundiaí você pode escolher o futsal como seu esporte predileto, ou outras coisas como academia, natação e tênis.