Esteira ou bike, qual atividade fazer na academia?

Esteira ou bike, qual atividade fazer na academia?

Dois aparelhos de exercícios aeróbicos são sempre um sucesso na academia: a esteira e a bicicleta ergométrica. Seja para ganhar resistência física, emagrecer ou ganhar melhorias do sistema cardiorrespiratório, as pessoas sempre procuram fazer esses exercícios quando vão à academia.

Enquanto alguns preferem a bike, outros não abrem mão de correr alguns quilômetros na esteira. Mas qual aparelho é melhor para você? Confira nesta matéria que o Tênis Clube Jundiaí preparou.

Bicicleta ergométrica

Se sua ideia é perder peso e gasto calórico, talvez a bike não seja a melhor opção. Afinal, aqui nesta tarefa são exigidos muito menos músculos do que em cima da esteira, por exemplo.

Por ser um exercício sem impactos e riscos de quedas, a bicicleta é indicada para gestantes, obesos, sedentários e pessoas que já têm problemas nas articulações.

Para ter mais conforto ao pedalar, no entanto, é preciso ajustar bem a bike. Com um selim muito baixo, a pessoa pode ficar com dor no joelho. Agora, se ele estiver muito alto, o problema vai para o quadril.

Uma maneira fácil de calcular a altura é se colocar ao lado da bicicleta e acertar o assento na altura do osso do quadril. Após sentar-se, coloque um dos pedais na parte mais baixa e veja se o seu joelho está quase estendido, que é como deve ficar. 

Apesar de nossas dicas, confira com o professor da academia qual é a melhor posição para pedalar sem dores.

Esteira

Esse é o aparelho que mais queima calorias, graças à intensidade e à movimentação de praticamente todos os músculos do corpo.

Se o impacto que se tem na esteira é bom para fortalecer ossos e ligamentos, é um problema para quem já sofreu com lesões no joelho, tornozelos ou coluna, por exemplo, ou para quem está com sobrepeso. 

Treinar na esteira exige alguns cuidados, como não ultrapassar o seu limite físico e não ficar muito distante da barra de apoio, para ter onde se apoiar caso passe mal durante o exercício.

Uma dica importante é nunca parar uma corrida de uma hora pra outra: o ideal é ir diminuindo o ritmo e a velocidade até a esteira parar. Tome também cuidado ao descer. Muitas pessoas ficam com tontura logo ao parar a atividade e descer para o chão. 

E não se esqueça, antes de começar a fazer qualquer exercício, seja a esteira ou bicicleta, de conversar com seu médico e professor da academia para saber se você está realmente apto para realizar atividades físicas e quais exercícios são mais indicados para você. Depois disso, agende sua aula na academia do Tênis Clube Jundiaí.