Dicas para deixar o sedentarismo de lado e ter mais saúde

O sedentarismo não tem idade nem peso.

O sedentarismo não tem idade nem peso. Muito se engana quem acha que toda pessoa obesa é sedentária. Saiba que uma pessoa magra pode não ter uma vida ativa e ser mais sedentária do que as pessoas obesas.

O que acontece é que o sedentarismo pode levar ao aumento de peso e desencadear várias doenças, leves ou graves.

É preciso realizar atividades que gastam energia. Uma pessoa sedentária é aquela que passa boa parte do seu tempo sentada, realizando pouco alongamento e com baixo gasto energético.

Além de não praticar esportes ou qualquer atividade física, como uma caminhada diária, as pessoas costumam também ao longo do dia consumir alimentos calóricos, o que acaba prejudicando ainda mais a saúde.

Além do risco de doenças, o sedentarismo provoca outras questões como dores físicas, alteração de humor, estresse e muitos outros problemas nas pessoas.

Fugir do sedentarismo é possível. Para começar, basta seguir alguns caminhos que mostraremos a seguir.

Procure um profissional de saúde

Antes de tudo, é preciso fazer um checkup médico para descobrir como está a sua saúde, fazendo exames para coração e examinando tudo, como atividade metabólica, veias e artérias.

Ter os exames em mãos vai ajudar a elaborar um planejamento para fugir do sedentarismo e a procurar um educador físico e nutricionista, por exemplo.

Mude aos poucos

Toda mudança brusca pode ser desanimadora ou até mesmo prejudicial. Seja nas atividades diárias ou na alimentação, vá mudando a sua rotina aos poucos.

Na alimentação, por exemplo, você pode ir substituindo o pão branco pelo integral e o refrigerante pelo suco ou água. E nas suas atividades troque a horinha na frente da TV por uma caminhada.

Organização

Ter um plano é o melhor que você faz para não desistir no meio do caminho. Como acabamos de mostrar, evite fazer muitas atividades de uma só vez e atente-se ao que você consegue fazer no dia a dia. Sair do sedentarismo para uma prática árdua de atividades pode ter um resultado inverso, então tenha organização e planejamento para conseguir manter uma rotina e encaixar a nova agenda nos horários que são possíveis. 

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