Dicas para você manter a rotina de atividades físicas

A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda de 150 a 300 minutos de atividades durante a semana.

Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas? Se sua resposta for 1 vez, saiba que é preciso mais do que isso. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda de 150 a 300 minutos de atividades durante a semana. É importante ter uma rotina de exercícios.

O problema é manter o hábito de se exercitar sempre. E são vários motivos que levam a pessoa a desistir: preguiça, falta de tempo, a demora em obter resultados e muito mais.

Cada um deve encontrar a melhor forma para não desanimar e continuar com a rotina de atividades. O hábito de exercícios traz vários benefícios para a saúde, por isso neste texto vamos trazer algumas dicas que vão ajudar você a manter a rotina de treinos.

Escolha o esporte que gosta

Parece algo óbvio, mas praticar o esporte que você mais gosta e se exercita é um fator importante para conseguir manter a frequência de treinamento.

Seu esporte predileto é o tênis? Insista nesta atividade. De nada adianta querer começar a fazer academia, por exemplo, se você não gosta de levantar peso: depois de um, dois ou três meses, logo você irá abandonar a atividade física.

Treine com amigos

Essa é uma tática que costuma dar certo. Se a ideia é fazer uma caminhada ou corrida, por exemplo, combine com um amigo para juntos fazerem a atividade. Um vai estimular o outro e logo o exercício fará parte de sua rotina diária.

Não tenha pressa

Essa dica vale em dois sentidos: não exagere nos primeiros dias de treino e não espere resultados rápidos.

Muita gente já começa uma academia achando que vai ganhar força muscular rapidamente e, diante da demora, acaba desistindo dos exercícios. Um outro problema é a pessoa exagerar nos primeiros dias de treino: levantar mais peso do que o indicado, por exemplo. Isso pode causar até lesões, então não se esqueça de sempre conversar antes com um profissional indicado. 

Evite comparações

Essa dica é importante para quem gosta de se comparar com os colegas de treino. Não é porque alguém correu mais na esteira que você deve fazer o mesmo. Cada pessoa tem o seu ritmo. Descubra o seu!

Encontre incentivos

Como falamos anteriormente, treinar com amigos pode ser um bom incentivo, mas há outras maneiras de seu treino render. Você pode ouvir um podcast enquanto corre ou pensar em metas diárias para ir melhorando.

Encontre o melhor horário

Assim como é importante se identificar com o esporte escolhido, o horário de treino também influencia bastante. Algumas pessoas rendem melhor logo cedo, enquanto outras preferem treinar após o expediente do trabalho. Qual é o seu melhor horário?

Esperamos que com essas dicas você consiga manter uma rotina de treinos, pensando sempre no seu bem-estar e para manter uma boa saúde. Aqui no Tênis Clube Jundiaí, não faltam opções para você estar sempre em dia com as atividades físicas!