Ignorar o tempo de lazer pode trazer prejuízos à saúde mental

Evite o estresse e crises de ansiedade reservando um tempo para o seu lazer

O que você faz em seu tempo livre? Se você dedica um tempo para atividades esportivas e lazer, parabéns, você tem menos chances de ficar estressado ou ter crises de ansiedade.

Esse é o resultado de quatro pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que foi publicado no Journal of Experimental Social Psychology. Segundo o estudo, não dar atenção ao lazer pode fazer mal para a saúde mental.

O objetivo da pesquisa foi compreender a importância que o lazer e os hobbies têm na vida das pessoas. E aqueles que desvalorizavam o tempo dedicado a essas atividades exibiam maiores taxas de ansiedade, estresse e sintomas depressivos., 

“Há muitos estudos sugerindo que o lazer traz benefícios para a saúde mental e que pode nos tornar mais produtivos”, afirmou Selin Malkoc, uma dos autoras do estudo.

Dentre as quatro pesquisas realizadas, foi avaliado o grau de felicidade, estresse e ansiedade de 1990 estudantes universitários. Esses voluntários também responderam questões sobre a relação entre lazer e desperdício do tempo.

O resultado não surpreendeu os autores da pesquisa, que viram que as pessoas que estavam menos alegres eram justamente aquelas que desvalorizaram a importância do lazer.

Cuidando de si

Essa pesquisa é importante para mostrar que todos devemos reservar um tempo para nosso próprio lazer, para atividades pessoais que não seja o trabalho.

Seja uma ida ao cinema, encontro com amigos, leitura de livro ou a prática de esportes, o importante é se divertir e fazer algo que gosta.

Evitar o estresse é uma das principais questões. Ao manter o alto nível de estresse por bastante tempo,a  pessoa acaba entrando numa fase de esgotamento, que pode causar até doenças psiquiátricas ao longo do tempo. 

Hoje em dia, onde todos somos mais exigidos no trabalho, algumas pessoas acabam sentindo culpa por ter um tempo para o lazer. Mas todas as pessoas deveriam aprender a valorizar o seu tempo livre, procurando realizar atividades que vão trazer mais bem-estar, saúde e felicidade.

O resultado de conseguir separar um tempo para o lazer, vale dizer, também vai refletir no trabalho. Pessoas felizes tendem a trabalhar melhor. E com menos estresse.

O que você está esperando para curtir um tempo com os amigos e familiares? Aqui no Tênis Clube Jundiaí, não faltam razões nem motivos para diversão, confraternização e esportes.