set 20, 2021

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por: TCJU

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Tags: academia, bemestar, Esporte, saúde, Tênis Clube Jundiaí

Dicas para treinar de forma saudável e com segurança

Confira nossas dicas para atletas iniciantes ou experientes

Seja na academia, na quadra de tênis, na piscina ou com uma caminhada, o importante é não ficar parado. Sabemos que a prática de esporte traz muitos benefícios para a saúde, e neste artigo vamos trazer várias dicas para você treinar com mais segurança e de forma mais saudável.

Em 2020, a pandemia do Coronavírus fez os brasileiros aumentarem a prática de atividades físicas, seja em casa ou ao ar livre, de acordo com uma pesquisa da Strava, uma plataforma de registro de atividades físicas.

Mas, para não sofrer lesões e ter mais rendimento nos treinos, é preciso seguir algumas dicas importantes, seja você um atleta iniciante ou já experiente.

Faça uma avaliação física

Principalmente quem está parado há muito tempo tem de passar por uma avaliação com um profissional para saber quais são os limites do seu corpo e como está sua flexibilidade e as articulações, por exemplo

Dependendo do resultado da avaliação, você será indicado a praticar um esporte específico que esteja mais de acordo com as limitações do seu corpo. 

Mantenha-se hidratado

Qualquer que seja a atividade física escolhida, beber água é fundamental. Uma dica importante é não esperar ficar com sede para se hidratar, vá bebendo água aos poucos durante todo o tempo, já que a desidratação, além de trazer problemas de saúde, também prejudica a sua performance.

O ideal é beber cerca de 2 litros de água por dia. E, durante a prática de esporte, beber em pouca quantidade de uma só vez, para não ficar com a sensação de estar ‘cheio’.

Procurar um cardiologista

Para quem ainda nunca visitou um cardiologista, principalmente, é recomendado que faça um check-up cardiológico para conferir se tem alguma doença que possa interferir na prática esportiva. 

Alimentar-se antes do treino

Muitas pessoas acabam passando mal durante o treino, com tontura e fraqueza, por um único motivo: foi treinar de ‘barriga vazia’, sem se alimentar antes.

É claro que é preciso equilíbrio, optando por alimentos de fácil digestão e que liberam energia, como barras de proteína, banana, suco de laranja, pão com ovos ou açaí, por exemplo.

Após o treino, é importante também se alimentar para que o corpo recupere todas as energias.

Conte com a orientação de um especialista

Se possível, tenha ao seu lado o apoio de um personal trainer que vai te passar as melhores orientações para um treino com mais performance e segurança. O profissional vai montar um roteiro de treinamento específico para você, orientando os movimentos e ajudando na prevenção de lesões. 

Preste atenção ao corpo

Ficou com dor após o primeiro dia de treino na musculação? Isso é até normal. Mas se a dor persistir, algo deve estar errado.

Conhecer os limites do corpo é uma dica fundamental. Se depois de 2 ou 3 dias de treinos você ainda estiver com alguma parte do corpo doendo, procure um médico. Por mais que a dor muscular possa aparecer, ela não deve ser incapacitante nem persistente.

 

Com essas dicas, esperamos que você tenha bons treinos aqui no Tênis Clube Jundiaí, seja na academia, em nossas quadras de tênis e beach tennis, na piscina ou no ginásio.