10 dicas para você ter mais qualidade em suas partidas de tênis

Alimentação, aquecimento e vestuário: veja dicas que vão aumentar a qualidade das suas partidas

Que o tênis traz muitos benefícios à saúde, não é segredo para ninguém, não é mesmo? Afinal, nós já falamos sobre isso várias vezes aqui no blog do Tênis Clube Jundiaí. Mas você sabia que, seguindo algumas dicas, você pode tornar a sua partida ainda mais eficaz? Confira neste artigo que preparamos para você!

    • Faça aquecimento: adotando essa prática, você previne lesões causadas por desgaste físico, preparando o corpo para a realização do exercício que será realizado. Mas tome cuidado: um aquecimento de 5 a 10 minutos é o ideal; aquecer-se por mais tempo pode causar um superaquecimento, impactando negativamente o seu treino.
    • Beba água! Manter-se hidratado é fundamental para garantir uma boa partida. Mas você deve tomar cuidado: ingerir grandes quantidades de água antes e durante o treino pode afetar negativamente a sua performance. Beba pequenas quantidades de água, mas com frequência.
    • Mantenha uma alimentação leve antes dos treinos. Alguns alimentos ricos em carboidratos vão facilitar a absorção de nutrientes e farão com que seu corpo armazene bastante energia para a hora dos treinos. Frutas, snacks e pequenos sanduíches e pão integral com queijo branco são alguns dos alimentos que você pode escolher.
  • Proteja-se do sol. Ao jogar em quadras abertas, como as do Tênis Clube Jundiaí, passe protetor solar e utilize bonés. Desse modo, você vai alcançar a melhor performance na sua partida sem trazer nenhum risco à sua saúde.
  • Vestuário adequado. Para ter mais conforto e segurança, opte por roupas com tecidos mais leves. Roupas que facilitam a transpiração ajudam na saúde da pele e dão mais sensação de bem estar durante a partida, além de não atrapalharem na movimentação do atleta. Um calçado com boa aderência ao solo também é indispensável para garantir que o tenista não escorregue e nem sofra lesões como torções.
  • Invista em acessórios! Munhequeiras e testeiras evitam que o suor se espalhe, atrapalhando a visão e aderência da raquete. Estes acessórios diminuem as chances de acontecer um acidente durante as partidas.
  • Escolha os equipamentos certos. Desde as raquetes até os overgrips, equipamentos de boa qualidade diminuem as chances de uma lesão ao jogar por bastante tempo. A raquete certa diminui o esforço e impacto direto no ombro do tenista.
  • Escolha a bola certa para a sua partida. Prefira sempre os tubos que tenham selo de certificação da Federação Internacional de Tênis. Este selo mostra que as bolas passaram pelo controle de qualidade da entidade.
  • Tenha uma estratégia para seu jogo. Quando você conhece seu adversário e sabe quais são as falhas que ele costuma cometer durante o jogo, você consegue traçar a sua estratégia de jogo de forma mais efetiva. Mantenha em mente que o seu adversário pode surpreender você, por isso, tente surpreendê-lo também.
  • Nunca assuma que a bola vai para fora. Assumir que a bola vai para fora da quadra é sempre um erro. Ao assumir isso, muitos tenistas ficam imóveis na quadra e, de repente, o adversário marca um ponto.

Com essas dicas, temos certeza de que suas partidas serão ainda mais efetivas, a nível de competição estilo Roland Garros. As quadras do Tênis Clube Jundiaí estão aguardando por você para treinar com as nossas dicas.