abr 08, 2021

|

por: TCJU

|

Tags: academia, bemestar, Esporte, Tênis Clube Jundiaí

Treinar os músculos secundários na academia vai reduzir lesões

Conheça os benefícios de treinar os músculos secundários na academia

Quantas horas você treina por dia na academia? E quantas vezes por semana? Cada pessoa tem uma rotina diferente de treino e não podemos afirmar que há uma frequência ideal. Enquanto algumas pessoas vão diariamente à academia, há também quem prefira treinar apenas duas vezes na semana, por exemplo. O importante, sempre, é trabalhar o corpo como um todo.

Antes de tudo, é preciso traçar um objetivo: você quer ganhar força muscular, perder peso ou ganhar força aeróbica? Diante disso, seu professor vai montar uma programação de treino exclusiva para seu propósito.

Dentro do treino, não podemos nos esquecer de trabalhar os músculos secundários, aqueles que são o suporte para os músculos maiores. Fortalecer essa musculatura ajudará a evitar lesões, principalmente em quem se dedica a outros esportes.

Confira quais são os principais músculos secundários e coloque os exercícios na sua rotina de treinos!

Bíceps braquial (suporte para costas)

Esse músculo ajuda a girar o antebraço e flexionar o cotovelo. O bíceps é um dos músculos mais conhecidos do corpo.  

Glúteo máximo (suporte para quadríceps)

Um glúteo fortalecido ajuda na postura e evita dor lombar, além de diminuir a sobrecarga nos joelhos. 

Tríceps braquial (suporte para peitoral)

Fortalecer esse músculo acaba com a flacidez na região. É o famoso ‘músculo do tchau’ que muitas pessoas reclamam do braço.

Panturrilha sóleo (suporte para posterior da coxa)

É um músculo bastante acionado em esportes como a corrida. Evite lesões com o seu fortalecimento.

Antebraço braquiorradial (suporte para costas e bíceps)

Músculo que fica entre o cotovelo e a mão. Ele contribui com menos força para a flexão, mas o treinamento dele ajuda a não haver fadiga nos outros grupos musculares da região.

Agora que você conhece a importância dos músculos secundários, agende sua aula na academia do Tênis Clube Jundiaí e mantenha a saúde em dia, sem se esquecer de seguir os protocolos de segurança contra o Coronavírus, como o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento.