Cuide da sua saúde mental e seja feliz mesmo na pandemia

Veja como cuidar da sua saúde mental e manter a positividade mesmo durante a pandemia

Com a pandemia do Coronavírus, todos fomos obrigados a mudar nossos hábitos nesse último ano. O contato com amigos e familiares ficou mais distante, os abraços que tanto gostamos ficaram de lado e tivemos que nos adaptar ao uso de máscara e ao isolamento social, mas sabemos que tudo isso vai passar. O que não podemos esquecer é de nos cuidarmos diariamente. E, mesmo na pandemia, podemos sorrir e sermos felizes. Basta nos atentarmos à nossa saúde mental.

De acordo com o relatório ‘The World Happines Report 2021’, a saúde mental das pessoas sofreu bastante neste tempo de pandemia, com todas as incertezas e o isolamento que estamos vivendo. E como ser feliz com esse panorama?

 Precisamos lembrar que o conceito de felicidade não está ligado apenas a um estado de alegria ou euforia. É uma percepção das nossas emoções positivas, uma construção feita baseada no nosso propósito de vida.

Assim, é possível ser feliz buscando por pessoas e coisas que nos tragam sentimentos positivos. Ser feliz é um caminho que nós próprios construímos.

Muitas vezes, podemos nos apegar a pequenas coisas ou afazeres no dia a dia que nos fazem bem. Durante a quarentena que vivemos principalmente no ano passado, vimos pessoas que aproveitaram o momento para aprender novas coisas, para cozinhar ou para realizar uma caminhada na avenida – desde que tomando todos os cuidados, claro.

 O caminho da felicidade é um treino mental diário, é preciso ‘treinar’ o nosso cérebro para enxergar os pontos positivos da vida e das situações que vivemos. Sabe a famosa frase ‘pense positivo’? Pois bem, seja uma pessoa positiva que a felicidade tem mais chance de vir para você.

Exercícios para a felicidade

Não é uma regra, mas você pode seguir algumas técnicas que ajudam a levar a vida mais leve e chegar à felicidade. Celebre pequenas vitórias, por exemplo. Se você superou barreiras ou obteve sucesso em alguma tarefa, comemore, por mais simples que elas tenham sido. 

Algumas pessoas fazem uso de um ‘caderno da gratidão’: no final do dia, anote em seu caderno três situações que te deixaram satisfeito naquele dia.

Não podemos nos esquecer também que a prática de exercícios traz muitos benefícios para a saúde mental, mas sempre seguindo todos os protocolos de segurança contra o Coronavírus.