Por que se alongar antes e depois da prática de exercícios?

Conheça os benefícios de se alongar antes e depois da prática de exercícios

O alongamento é um exercício físico que busca estimular a flexibilidade dos músculos. Ele promove o relaxamento da musculatura e também tem a função de devolver aos músculos seu tamanho natural, já que eles tendem a encurtar quando ficamos muito tempo sem nos exercitar ou realizar movimentos.

A prática de se alongar com frequência amplia a mobilidade das articulações e melhora a circulação do sangue. Esse hábito também auxilia no equilíbrio corporal, fundamental para um envelhecimento mais saudável.

Sendo assim, fazer alongamento é uma tarefa muito importante antes e depois de qualquer prática de exercício. Esse hábito vai tornar seu desempenho muito mais prazeroso.

Alongamento antes da prática de exercício

O alongamento antes do exercício físico serve como prevenção contra lesões musculares que podem acontecer durante a sua prática, seja ela uma corrida ou uma partida de tênis. É uma maneira de preparar o corpo para aqueles exercícios, deixando-o mais flexível.

Esse alongamento deve ser realizado com calma, sempre respeitando seus limites e mantendo a respiração controlada.

Alongamento após a prática de exercício

Muitas pessoas dispensam o alongamento após a prática do exercício por não terem conhecimento da importância dele. Nesse caso, o alongamento serve para aumentar os benefícios da atividade e também relaxar a musculatura, evitando que você sinta dores mais tarde.

Nem sempre os alongamentos precisam estar ligados a uma atividade física. É possível inserir esse hábito em sua rotina. Pode acontecer de manhã ao se levantar, no intervalo do trabalho, no fim do dia para aliviar as tensões acumuladas ou quando sentir necessidade de relaxar os seus músculos. 

Benefícios do alongamento

O ideal é que esse alongamento aconteça 2 horas antes e depois da atividade física, porque é quando a musculatura já se recuperou do desgaste físico da prática. Outra dica importante é contar com um profissional que lhe auxilie, direcionando os exercícios de alongamento certos para sua estrutura muscular, sua flexibilidade, entre outras questões do seu corpo.

Atividades simples do nosso dia a dia podem se tornar complicadas por conta dos músculos encurtados, por isso a prática do alongamento pode trazer inúmeros benefícios à sua qualidade de vida. Além disso, essa prática proporciona um relaxamento não só dos músculos, mas também da mente, já que, para realizar os alongamentos, você precisa se manter calmo e com a respiração controlada.

Sendo assim, sempre que foi se exercitar aqui no Tênis Clube Jundiaí, não deixe de se alongar antes e depois do treino!