nov 05, 2020

|

por: TCJU

|

Tags: concentração, Esporte, tenis, Tênis Clube Jundiaí

5 dicas para manter seu controle emocional dentro de quadra

Saiba como lidar com suas emoções na hora do jogo

Dentro do esporte é comum lidarmos com situações de surpresa e frustração. Para que você aproveite melhor a partida e o ambiente em quadra seja agradável, é importante que você saiba lidar com suas emoções. 

Nem sempre a falta de controle emocional se manifesta através de palavras. Muitas vezes a falta de atitude ou erros táticos que não costumam ocorrer em treinos também são um sinal de que o atleta não está emocionalmente estável. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você não perder a cabeça em quadra.

Conheça seus pontos fortes

O autoconhecimento deve ser trabalhado diariamente. É importante que o tenista conheça como é seu funcionamento dentro de quadra, como seu jogo funciona e quais são seus pontos fracos e pontos fortes. Além de treinar suas habilidades técnicas e táticas, é importante saber trabalhar sua concentração e como controlar suas emoções. Dessa forma, seu jogo será muito mais prazeroso. 

Saiba como reverter seus pontos fracos

Identifique os pontos vulneráveis no seu jogo e seu raciocínio. Trabalhe para saná-los ou revertê-los, isso irá diminuir suas chances de se frustrar em quadra.

Exercite sua confiança

Reconheça suas necessidades e trabalhe (individualmente ou com seu treinador) para que você esteja sempre confiante com sua performance em quadra.

Desenvolva uma atitude positiva dentro de quadra

Não se prenda aos erros, no esporte estamos sempre sujeitos a cometê-los. Desenvolva sua resiliência, jogos anteriores devem ficar para trás ou servir como lição. Evite diálogos depreciativos, desenvolva um diálogo interno positivo, trabalhe sua autoconfiança.

Consegue perceber que todas dicas dependem exclusivamente de você? Um atleta só poderá desenvolver controle emocional a partir do seu processo de olhar para si mesmo. Sua equipe e sua família são fundamentais para fornecer suporte para seu autodesenvolvimento. No entanto, ninguém irá jogar por você, por mais que você tenha auxílio de toda uma equipe. 

O desempenho depende de cada um. No tênis, a parte mental é imprescindível para um bom jogo. O trabalho de se autoconhecer certamente é um diferença nas disputas dentro de quadra.