jan 31, 2020

|

por: TCJU

|

Tags: Beach Tennis

Beach Tennis: O fenômeno do verão

Também conhecido como Tênis de Praia, o Beach Tennis é um esporte que tem ganhado cada vez mais espaço entre os atletas. Com regras parecidas com as do Tênis de Quadra, a modalidade é prazerosa e traz diversos benefícios para a saúde.

História

O Beach Tennis surgiu na Itália, na cidade litorânea de Ravena, no final da década de 80 e início da década de 90 e chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro. Desde então, seu sucesso tem aumentado e o número de adeptos tem crescido de forma significativa.

O esporte foi criado a partir do frescobol, do vôlei de praia e do próprio tênis, já existindo competições nacionais e mundiais que despertam o interesse tanto de amadores quanto de profissionais.

 

Os diferenciais do Beach Tennis

Algumas características e acessórios diferem dos tradicionais do tênis. Primeiramente, a “quicksand” é a raquete específica do Beach Tennis. Ela não possui corda e geralmente é feita de carbono, grafite e kevlar, uma fibra sintética resistente, leve e maleável.

A bola do Beach Tennis também é diferente: mais leve e despressurizada. Já a rede, é a mesma normalmente utilizada, porém a altura oficial é de 1,70m de altura.

Em relação às regras do jogo, o sistema de pontuação 15, 30 e 40 é semelhante ao do tênis de campo. Porém, quando se chega aos 40 pontos, não há vantagem, então quem faz o próximo ponto vence. Outra mudança fica por conta do saque, que pode ser feito de qualquer lugar de trás da linha de fundo da quadra.

 

Essas são algumas das peculiaridades entre as técnicas do Beach Tennis. Mas, a principal regra é treinar e se divertir jogando!

Venha para o Tênis Clube Jundiaí e conheça mais deste esporte das areias!