ago 23, 2019

|

por: TCJU

|

Tags: tenis

O PESO IDEAL PARA A RAQUETE DE TÊNIS

Cada raquete possui seu peso e sua característica, mas você sabe dizer qual o peso ideal para você ter uma melhor performance? Elas possuem valor significativo no desempenho de cada um.

Para jovens de 11 a 13, a recomendação é de utilização de raquetes para adultos, com até 285 gramas sem corda, que tenha características geradoras de velocidade, como perfil largo, equilíbrio intermediário ou para a cabeça do aro, área de cabeça com 100 polegadas quadradas ou mais e que não prejudique o braço. Nessa faixa etária, é importante ter atenção com a forma com que se pega a raquete, dando preferência a raquetes mais leves, para que o braço do jogador não sofra riscos de lesões.

Para adultos de níveis principiante ou intermediário, as raquetes devem ter até 310 gramas, sem corda. A preferência é que tenha equilíbrio intermediário ou moderadamente para uma das extremidades.

Já àqueles de nível avançado, a preferência deve ser por raquetes próximas ou acima de 310 gramas, sem o encordoamento. Normalmente, estes modelos possuem controle de bola, com design fino, equilíbrio se deslocando para o cabo, corda com as tramas mais fechadas e até 100 polegadas quadradas na área de cabeça.

Ter conhecimento sobre o fator peso/equilíbrio de uma raquete é essencial para uma boa performance em quadra. Raquetes com alto peso geralmente são desconfortáveis e apresentam difícil manipulação em quadra, o que pode provocar incômodo no punho e no ombro. Já as de baixo peso normalmente apresentam menor poder de resposta às bolas mais pesadas, assim como menos absorção durante as vibrações de impacto da bola, necessitando mais da força do jogador, o que leva a pessoa que desejar uma raquete mais leve a buscar relacionar atributos técnicos para redução de desconforto.

Fonte: Revista Tênis